terça-feira, 17 de novembro de 2009

CuStOmIzE-sE

.Não basta ter uma Harley, é preciso ser diferente

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...............................Há uma lenda entre os “harleiros” que diz que você nunca vende a sua primeira moto, compra outra. Lenda, mito, fascínio. Palavras comuns quando se trata da famosa marca americana que representa o símbolo de uma conquista e a realização de um sonho. Mas quem pensa que adquirir uma Harley é o estágio máximo para esses motociclistas, engana-se. A busca por um diferencial fez com que a customização se popularizasse, já que é a própria “personalidade” do dono presente em cada parte da moto que a torna única.

As chamadas “Choppers” são as motos que têm sua estrutura modificada, como o guidão mais alto, o garfo dianteiro estendido e o escapamento diferenciado. O verbo “to chop” em inglês quer dizer cortar, retalhar. Este peculiar estilo de motocicleta teve sua origem na Harley Davidson (H-D) nas décadas de 50 e 60. Os proprietários das H-D queriam motos mais leves como as inglesas mas sem desfazerem-se das suas, começaram a desmontar peças (to chop), como bagageiros, buzinas, setas, acentos do garupa, freios e paralamas dianteiros, retirando assim todo peso considerado “desnecessário”. Mais tarde prolongaram os garfos dianteiros e levantaram o guidão para “cortar” o ar e adquirir mais estabilidade nas rodovias. Mas foi na década de 70 que as “Choppers” passaram ao status de obra de arte, ganhando diversas revistas especializadas e sendo inclusive tema de exposições em galerias de arte.

A febre das motos custom (cuja tradução do inglês é “a costume do dono”), criada pela H-D, atingiu um clímax de grande intensidade nos anos 90 e virou um estilo de vida para boa parte dos motociclistas, tornando-se prática comum nos Estados Unidos, mas nem tanto aqui no Brasil. Houve grandes dificuldades entre os mais “céticos” e fanáticos para aceitar o novo “estilo”, como explica o artista plástico e publicitário, Hélcio Zambotto, dono da loja de customização AZ Motorcycles: “o preconceito estava focado principalmente nas peças e acessórios fabricados no Brasil. Havia a idéia de que qualidade só existia nos produtos americanos. As portas para o mercado de customização abriram-se de uns cinco anos pra cá, quando mais pessoas puderam adquirir Harleys, e, a partir de alguns trabalhos a personalização foi sendo aceita”.

Apesar das concessionárias oferecerem diversos acessórios, a preferência pela customização é nítida. Alexandre Giarreta, administrador de empresas, comprou sua primeira Harley – uma “Fat Boy” azul - e logo sentiu necessidade de personalizá-la, “sempre quis ter uma H-D, mas quero mudar muita coisa! O legal da customização é que você pode encontrar outras pessoas com o mesmo modelo que você, mas nunca com transformações iguais, cada moto fica de um jeito. Na concessionária todo mundo compra o mesmo acessório, na customizada é diferente.”

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Montando um quebra cabeça

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Segundo Zambotto, quando um cliente entra em uma loja para customizar sua moto não tem uma idéia muito clara sobre as modificações que deseja fazer, geralmente pede que a deixe mais “agressiva”. “A primeira coisa que faço é conversar com o cliente, preciso entender qual é o seu estilo e gosto, somente com essa percepção é que consigo pensar nas características da moto e nas modificações que melhor atenderão às necessidades dele”, explica.

A adaptação do projeto à realidade é sempre feita com cuidado e muita reflexão. As peças desenvolvidas precisam funcionar perfeitamente e estarem dentro das necessidades exigidas. Medidas são tiradas do motociclista para que a moto se torne mais confortável e adaptada a pessoa. Na AZ é o publicitário quem desenha e produz as peças e acessórios de que necessita, e, revela que muitas vezes os clientes querem pequenas adaptações: “uma vez um cliente me procurou para aumentar a alavanca do pedal, desenvolvi a peça e resolvi o problema rapidamente, a Harley demoria muito resolver esse tipo de coisa”. No mundo da customização sempre aparecem novos desafios, e é preciso estudo e pesquisa para o desenvolvimento das peças, conforme explica: “os clientes queriam seus escapamentos pintados de preto, mas não havia tinta que ‘pegasse’ dada a elevada temperatura, então desenvolvi junto do pessoal de pesquisa uma tinta feita com o material usado em panelas, o Teflon, e deu certo.”

Quando ficam prontas, as motos saem “velozes e furiosas”, com pintura vibrante, mais cilindradas (o que aumenta a velocidade), guidão adaptado ou escapamento cromado. Os motociclistas ficam extasiados diante da transformação. “Tem cara que monta na moto e não cansa de admirá-la, não desgruda um segundo”, comenta Diego Rodrigues, funcionário da AZ.

Esse trabalho de customização é realizado por profissionais apaixonados por motos, estilistas da emoção. As soluções que inventam para tornar cada modelo construído, uma expressão da personalidade do seu proprietário, são frutos dessa paixão. É um trabalho artesanal, e não produzido em série como numa montadora.

Apesar do mercado em crescimento ainda falta mão-de-obra qualificada para o segmento das motos custom. “A H-D indica muito serviço para as lojas customizadas porque não conseguem atender às necessidades de personalização que os clientes querem”, ressalta Rodrigues.

Tornar uma Harley personalizada tem seu preço, que varia de acordo com a dimensão do projeto, “se o cliente quiser trocar a roda, o guidão e a frente, o custo ficará entre 40 a 60 mil, mas se for deixar somente o motor e modificar a moto inteira, o valor pode ultrapassar 140 mil”, revela o artista.

Quando o assunto é prazo, a resposta é relativa. Uma mudança básica, como a instalação de alguns acessórios, é feita rapidamente, em média uma semana. Caso seja necessário produzir alguma peça, como um guidão, o prazo é capaz de se estender pode durar quase o dobro de tempo. Tudo dependerá do que será feito na motocicleta.

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