quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Oie!

Pensei em uma crônica, espero que gostem!

Uma sopa, por favor!

...........

Num canto escuro, gélido e solitário lá estava ela, aliás, sempre estava. Tomando uma sopa quente servida desanimadamente pela garçonete. Tomava sua sopa, pagava e saía. Todos os dias da mesma maneira, seus hábitos já causavam indagações entre os frequentadores ...porquê essa obsessão por sopa? Era muda? Seria ela um alguém do outro mundo? Até mesmo sua sanidade mental estava posta em dúvida.

Certo dia a pálida senhora chegou para sua habitual refeição. Gabrielle, a garçonete, se aproximou e tentou estabelecer contato:

- Olá senhora...., senhora...., bem, qual é seu nome mesmo?

Silêncio foi a resposta, somente abriu o cardápio e indicou seu pedido: uma sopa quente.

- Ah...claro, já imaginava, só um momento. – respondeu a garçonete.

Após quase dois meses servindo a mesma refeição para a sombria senhora, Gabrielle resolveu desvendar tamanho mistério. Assim que avistou a cliente, serviu-a rápido e avisou que iria sair.

Esperou ansiosa fora do cômodo e, após alguns minutos apareceu a figura de uma mulher extremamente branca, de olhos azuis bem abertos e longos cabelos brancos. Era ela! Andava rápido e não olhava para trás, Gabrielle a seguia silenciosamente.

Esquinas após esquinas, corredores após corredores, a senhora continuava. Não cumprimentava ninguém, não entrava em quarto algum, apenas andava em frente. Passados alguns minutos eis que a caminhada cessa. Estavam em um beco escuro, já era noite e o lugar parecia mais inóspito.

A garçonete ao longe só observava. De repente, um longo grito quebrou o misterioso encanto, uma luz se acendeu e ouviu-se uma voz vinda de longe dizendo:

- Gabrielle! Gabrielle! Acalme-se! Descanse, já passou! disse a enfermeira.

- Passou...passou...perdi a velha! Não a deixem fugir... – delirava a enferma.

Ao seu lado outros pacientes já prestavam atenção no tumulto, inquietos em suas camas com olhos vidrados na enfermeira que reclamava sem cessar:

- Não aguento mais isso! Toda vez que é a hora da refeição essa criatura derruba toda a sopa e como se não bastasse, ainda repete a tal história da garçonete e me coloca no meio! Sombria.... nem gosto de sopa! Pra mim chega! Manicômios, nunca mais!

Gabrielle olha para o paciente ao seu lado e diz:

- Até que enfim descobri o segredo desta velha: ela enjoou de sopa. Coitada!

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário